quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Edital

A Federação Espírita Paraibana, através da Coordenação Artística, promoverá no período de 26 a 28 de novembro a 1ª Mostra de Arte e Cultura Espírita (MACE). Com o tema Espiritismo e Arte: um diálogo possível, a 1ª MACE, sem caráter competitivo, abrirá as inscrições a partir de 30/09/2010 para os artistas espíritas da grande João Pessoa.

I – Dos objetivos:
 A 1ª MACE tem por objetivo a revelação  de  novos talentos bem como a divulgação dos artistas espíritas já conhecidos , além de mostrar que “as artes têm o poder de estimular os seres humanos a ficarem mais sensíveis a novos ângulos da existência.”

II – Das inscrições:
 1.        As inscrições serão gratuitas e  realizadas neste blog; via correios – Rua Prefeito José      Silveira- nº 05- Torre- Cep: 58.040-200; na própria Federação Espírita Paraibana das 14h30min às 17h, aos domingos. 

          Material solicitado para a inscrição:
a)    Teatro, repentes, música, cordéis, poesia - cópia do texto na íntegra e ficha técnica do espetáculo.
b)    Gravação do espetáculo (teatro, dança) ou do ensaio geral, sem edição, em DVD ou CD. A gravação poderá ser feita através de celular ou câmera amadora.
c)   Para Artes Plásticas/Visuais - fotos das peças  e descrição da técnica utilizada e entrega da produção de vídeos (documentário, animação, curta etc) que serão expostos. Inscrição de, no máximo, 05(cinco) obras de arte e 2(dois) vídeos.
d)    Teatro e dança- Cada grupo poderá inscrever dois espetáculos. Teatro, duração mínima de 20min e máximo de 60min. Dança, duração máxima de 20minutos.
e)   Cada músico poderá inscrever cinco músicas. A duração máxima da apresentação será de 10minutos.
f)    Poesia, cordéis e repentes – Poderão inscrever três de cada categoria. A duração máxima da apresentação será de 10minutos.
     
4 – Da seleção
a) Os trabalhos  serão avaliados por profissionais específicos de cada linguagem artística .
b) Os trabalhos serão limitados por linguagens. Sendo no  máximo: 04 vagas para teatro, 10 para o grupo de: música, repente, poesia e cordéis; 05 para artes plásticas  e 04 para dança.
c) Faz-se necessário que os trabalhos estejam dentro dos postulados Kardecistas.

5 – Outras disposições
a) O transporte de cenários  ficará por conta do grupo inscrito;
b) Caberá ao grupo ou artista participante providenciar o material necessário a sua apresentação. Exceção da estrutura técnica de luz, som e palco;
c) Não é permitido uso de recursos que venham trazer qualquer risco ou prejuízo à ordem e segurança dos locais das apresentações;
d) Serão cumpridos os horários das apresentações, sendo responsabilidade da coordenação do evento avisar qualquer mudança;
e) Após apresentação é responsabilidade do artista ou grupo retirar o seu material;
f) A coordenação do evento se responsabiliza por horário pré-determinado para ensaio no local da apresentação.
g) As apresentações acontecerão no auditório principal da Federação e nos locais reservados.  

6   –  Do  prazo de inscrição/entrega, confirmação da participação, contatos.
a) Prazo de inscrição/entrega: 30/09 a 24/10/2010. A inscrição só ocorrerá com a entrega do material.
b) Divulgação dos selecionados: 29/10/2010.
c) Os selecionados deverão confirmar sua participação no máximo até 01/11/2010, através de e-mail laborarte.pb@gmail.com e pelos contatos (item 8).

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
  O local de realização será no Auditório principal da Federação Espírita Paraibana. 
a)     Serão entregues certificados para todos os participantes do evento.
b)     Serão oferecidas oficinas gratuitas para os artistas selecionados. O público em geral             pagará  uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais). Inscrições realizadas no dia do evento custarão R$ 10,00 (dez reais). 

8 - Contatos:
 (83) 88399646;  (83) 88992153 

Um comentário:

  1. Corpo e Alma da Dança
    Denise G. de Oliveira


    A arte foi, sem dúvida, um dos primeiros meios de comunicação entre os homens, mesmos os mais primitivos, falando pelo prisma terreno.
    Quando a vemos, nos sublimamos, engrandecemos ou ficamos pesarosos, dependendo do teor que ela envolve, tocando as fibras mais íntimas de nossos corações.
    Todo esse "abalo" que provoca em nosso espírito e sua inteligência, nunca é em vão : deixa suas marcas. E mexer com o sentir do ser humano é tão complexo e profundo como a própria vida.
    " Toda arte verdadeira deve ajudar o homem a realizar o seu EU interno. As criações da arte humana têm valor somente enquanto ajudam a alma a progredir rumo à auto realização" (Gandhi)
    "É chegado, assim, também o momento de o homem se conscientizar de que a verdadeira ARTE só o é se puder contribuir para a elevação do ser humano, como ser imortal, que tende naturalmente para sua origem".
    Tenhamos cuidado : fidelidade, delicadeza, sinceridade, tato, sensibilidade e estudo são fatores fundamentais para quem deseja realizar uma obra concernente com o crescimento da alma, tanto de quem a pratica, quanto de quem a desfruta.
    O espírito Camilo, em Memórias de um Suicida, narra um espetáculo de dança cuja beleza "atingia o indescritível, quando, deslizando graciosamente pelo relvado florido, pairando no ar quais libélulas multicores, os formosos conjuntos evolucionavam(...) Arrancavam de nossos olhos deslumbrados, de nossos corações enternecidos, haustos de emoções generosas que vinham tonificar nossos Espíritos, alimentando nossas tendências para o melhor (...)"
    Que o espiritismo seja a base das apresentações artísticas para quem trabalha com arte voltada para a divulgação e engrandecimento.
    Como já disse Herculano Pires : "Espiritismo é cultura em marcha, civilização nova em perspectiva. Precisamos estudar, queimar as pestanas, pesquisar, construir a Cultura Espírita em nossa terra. Ou faremos isso ou nada mais seremos do que beatos de um novo tipo, esperando de joelhos que o Céu faça por nós o que temos de fazer por nós mesmos."
    Que o espiritismo seja, pois, o Corpo e a Alma da Dança !

    http://mostradedanca.vila.bol.com.br

    Obras Consultadas :

    * Pedagogia Espírita - Herculano Pires ( Editora : J. Herculano Pires)
    * Renascimento da Arte à Luz da Terceira Revelação - Weimar M. de Oliveira ( Ed. FEEGO)
    * Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita : Teoria e Prática - Walter Oliveira Alves ( Ed. IDE)

    ResponderExcluir